28 de maio de 2014

Sabotagens na própria vida

A sabotagem de um aparente desejo certamente significa que outro desejo foi atendido. Pode não estar claro para a pessoa a qual vontade ela está atendendo, pode ser uma vontade oculta.
É importante lembrar que a qualidade de vida é diretamente relacionada ao nível de consciência que temos de nossas escolhas diárias. Por isso, prestar atenção a seus pensamentos e sentimentos, sem censura, é um primeiro passo para evitar sabotagens.
Pessoas são seres complexos de tal forma que, dificilmente, desejam uma coisa só. Além disso, nem sempre os desejos, os valores pessoais e as conveniências da realidade estão em perfeita sintonia. Em geral, trata-se de um mar de contradições.
Enquanto podemos desejar duas ou mais coisas contraditórias – por exemplo, continuar a ver o programa de televisão e ir dormir por estar com sono –, muitos outros pensamentos concorrem com os desejos. Esses pensamentos são as regras aprendidas (dormir oito horas por noite) pelos pais, mestres, autoridades etc.
Um exemplo simples das contradições que reinam na mente humana pode ser o desejo de comer chocolate e o desejo de não engordar; a preocupação com o colesterol e as crenças do que significa uma boa alimentação, acrescidas do fato de o chocolate poder ser considerado uma fonte saudável de energia e prazer.
Outra situação de contradição pode ser o desejo de ter um parceiro de vida ao mesmo tempo em que se deseja liberdade, sem ser obrigado a dar satisfações a quem quer que seja. Querer independência e poder depender de outro simultaneamente.
Quanto menos uma pessoa conhece suas próprias contradições internas, mais facilmente ela vai sabotar alguns de seus desejos e/ou aspirações. É preciso tolerância e paciência consigo próprio para reconhecer os muitos aspectos que compõem nossas decisões. 
Interligar seus diferentes sentimentos, pensamentos e valores, respeitando as peculiaridades de cada um desses aspectos que integram o todo, é uma forma boa de evitar sabotagens pessoais.

Vivian Schindler Behar, psicóloga no CESAME - Centro de Saúde Mental Moreno e Cordás.


Nenhum comentário: