4 de dezembro de 2013

Amor e sexo na terceira idade







Ainda são cometidos muitos equívocos em torno da atividade e do desejo sexuais na terceira idade, causados pela desinformação e pelo preconceito. É errônea a idéia segundo a qual, à medida que envelhecem, as pessoas perdem o desejo sexual. O que ocorre é um fenômeno natural que torna o sexo, assim como várias atividades, menos necessárias, com a idade. Todavia o decréscimo da freqüência das práticas sexuais, não significa desinteresse ou ausência do desejo sexual.


O que ocorre é uma despreocupação com a quantidade de relações e uma normalíssima preferência pela qualidade do sexo que se pratica, com o mesmíssimo nível de prazer obtido na juventude. Ao chegarem à terceira idade, o homem e a mulher já terão adquirido uma invejável experiência sexual e muita segurança em seus desempenhos. Não precisam mais provar nada a si nem a ninguém.


Outra idéia errônea é a que afirma que os homens perdem a potência e a ereção, que fracassam em suas tentativas de levarem a termo uma relação sexual. Este tipo de equívoco surge do preconceito em relação às pessoas mais velhas, que revelam a falta de informações sobre o assunto. O homem, na verdade é sexualmente potente enquanto seu coração estiver pulsando. Salvo em alguns casos, onde exista alguma doença orgânica, que impeça atividades físicas.


A diferença entre o jovem e o idoso diz respeito apenas no tempo que levam para obterem a ereção: na pessoa mais idosa, devido ao desgaste físico, a ereção é um pouco mais demorada. O interesse e o desejo sexual nada tem a ver com a idade. A idéia de que a pessoa de mais idade perde o interesse pelo sexo é errônea. O interesse sexual existe e deve existir sempre, pois ele é a própria expressão do impulso de vida. Após a menopausa, a mulher não perde o interesse e o prazer pelo sexo.


O pensamento machista e mesmo as próprias mulheres associam o período pós-menopausa com a perda do desejo sexual e para muitas com a incapacidade de serem atraentes ou desejadas. Mulher de idade avançada pode ter prazer sexual. O prazer sexual pode ser obtido e desfrutado pela mulher em qualquer idade. Carícias são agradáveis sempre.


Carinho sempre é bom de se dar e de se receber. A capacidade e a emoção do amor não pergunta a idade da pessoa atingida. Trocando em miúdos, " namore seu parceiro ". O namoro fortalece a união. Ponha de lado os preconceitos gerados por certas normas sociais, nada é mais importante que sua felicidade e o bem-estar de uma união.


Explore seu potencial de mulher!





Adaptação do artigo de José Roberto Paiva.

Publicado em 06/99









Nenhum comentário: