15 de novembro de 2010

Dê sentido à sua vida...



Mais do que nunca a frase “De qualquer maneira de amor vale a pena” faz sentido. O mundo vive tanto desamor e indiferença nos últimos tempos, que o afeto será sempre bem-vindo, qualquer que seja a sua forma.

Não falo apenas do amor romântico, aquele que acontece entre duas pessoas. Falo do amor que flui o tempo todo, em todas as direções, a qualquer hora. Isso é o que está faltando.

Todos podem ser uma fonte de amor, sendo amorosos com cada um que encontra, amorosos em tudo o que faz, na certeza de que só o amor dá segurança. Só o amor tem razão, pelo simples fato de não pretender tê-la. O amor aproxima as coisas mais distantes, ele vence o tempo o espaço. O amor universal é a poderosa e, quiçá, a única saída para os males derivados da carência afetiva e qualquer das suas formas de manifestação...

Há muitas famílias que vivem em seus lares como se tivessem numa espécie de redoma, vendo o mundo externo como uma ameaça, desejando a distância das pessoas desconhecidas, evitando contatos com ela . O resultado disso, é que encontramos pessoas bastante desconfiadas, sem nenhum senso de cooperação social...

Toda renúncia, toda entrega de si, toda dedicação operosa, todo devotamento para eles parece perda de tempo ou atitude inútil. O interesse individual passou a ser de ordem suprema, alavancando o egoísmo e a indiferença entre as pessoas.

Na busca da autenticidade, muitos conceitos vão sendo questionados. Cada um desenvolve as suas próprias idéias, nem sempre as melhores, querendo que o outro se comporte de acordo com elas. Qualquer recusa de seguir pela trilha traçada por outro, passa a ser vista como ofensa e rebeldia.

Você espera receber do outro aquilo que precisa, mas esquece que a natureza do amor está exatamente no oposto: no interesse puro de ajudar no crescimento alheio, no desejo de participar na construção de um mundo melhor. Todavia, é válido ressaltar que sem amor para consigo mesmo é impossível amar ao próximo.

A maturidade deste momento está na busca do respeito de dentro para fora e não a partir de uma ordem que determina o certo e o errado. A base do crescimento e da boa convivência é o respeito por si mesmo, o reconhecimento de que cada pessoa é um ser único e, como tal, deve ser respeitada, deve ser compreendida.

Hermann Hesse disse:
“Dar sentindo a vida é missão de amor. Quanto mais somos capazes de amar e de nos dedicar a alguém, tanto mais plena de sentindo se torna nossa vida”.

(Chrysca's Site)


Nenhum comentário: