26 de novembro de 2009

SENTIR-SE AMADO


O cara diz que te ama, então tá. Ele te ama.
Sua mulher diz que te ama, então assunto encerrado.
Você sabe que é amado porque lhe disseram isso, as três palavrinhas mágicas. Mas saber-se amado é uma coisa, sentir-se amado é outra, uma diferença de milhas, um espaço enorme para a angústia instalar-se.

A demonstração de amor requer mais do que beijos, sexo e verbalização, apesar de não sonharmos com outra coisa: se o cara beija, transa e diz que me ama, tenha a santa paciência, vou querer que ele faça pacto de sangue também?
Pactos. Acho que é isso. Não de sangue nem de nada que se possa ver e tocar. É um pacto silencioso que tem a força de manter as coisas enraizadas, um pacto de eternidade, mesmo que o destino um dia venha a dividir o caminho dos dois.

Sentir-se amado é sentir que a pessoa tem interesse real na sua vida, que zela pela sua felicidade, que se preocupa quando as coisas não estão dando certo, que sugere caminhos para melhorar, que coloca-se a postos para ouvir suas dúvidas e que dá uma sacudida em você, caso você esteja delirando. "Não seja tão severa consigo mesma, relaxe um pouco. Vou te trazer um cálice de vinho".

Sentir-se amado é ver que ela lembra de coisas que você contou dois anos atrás, é vê-la tentar reconciliar você com seu pai, é ver como ela fica triste quando você está triste e como sorri com delicadeza quando diz que você está fazendo uma tempestade em copo d´água. "Lembra que quando eu passei por isso você disse que eu estava dramatizando? Então, chegou sua vez de simplificar as coisas. Vem aqui, tira este sapato."

Sentem-se amados aqueles que perdoam um ao outro e que não transformam a mágoa em munição na hora da discussão. Sente-se amado aquele que se sente aceito, que se sente bem-vindo, que se sente inteiro. Sente-se amado aquele que tem sua solidão respeitada, aquele que sabe que não existe assunto proibido, que tudo pode ser dito e compreendido. Sente-se amado quem se sente seguro para ser exatamente como é, sem inventar um personagem para a relação, pois personagem nenhum se sustenta muito tempo. Sente-se amado quem não ofega, mas suspira; quem não levanta a voz, mas fala; quem não concorda, mas escuta.

Agora sente-se e escute: eu te amo não diz tudo.

----------------------------------------------------
Autora: Martha Medeiros


22 de novembro de 2009

A SABEDORIA VEM COM A IDADE









Refletir sobre o idoso é pensar o preconceito em relação às pessoas da terceira idade. Devemos analisar o sentimento que alimentamos pelos mais velhos, de forma determinada e corajosa, sem 'tapar o sol com a peneira'.





Infelizmente ainda existe em nosso meio muito preconceito pelas pessoas mais velhas, o que é uma verdadeira insensatez, pois a sociedade deveria tentar aprender com os mais velhos a experiência e sabedoria de vida que os anos de luta e observação acumularam a eles. Respeitar e ouvir o idoso é respeitar a nós mesmos uma vez que os idosos carregam consigo a experiência de vida, a sabedoria acumulada, a memória de fatos maravilhosos que D’us operou em suas vidas.





A Bíblia, sendo a expressão da vida de um povo, não podia deixar de mencionar os sinais de sabedoria presentes na vida do idoso: experiência acumulada, conhecimentos, prudência, temor a D’us e compreensão.





A importância da sabedoria acumulada dos idosos é evidenciada quando estudamos a história da humanidade, existiram no passado os chamados Conselhos dos Anciões na Grécia antiga, Roma, Israel e várias outras civilizações; nos dias atuais podemos citar as comunidades indígenas que raramente tomam uma decisão antes de consultar ou se aconselhar com os mais velhos. Na China, um dos países que mais crescem economicamente no mundo, as crianças ficam sob a guarda e educação dos avós, a nação japonesa também valoriza bastante o idoso na sua sociedade.





Ser idoso é ser maduro, curtido na vida. Em Israel, os idosos eram os mantenedores da fé do povo. Eles eram considerados os transmissores da Aliança. A eles se devia respeitar.





O conhecimento nas novas perspectivas que envolvem a Terceira Idade com seus conflitos forma a base para a inversão desta situação. Deve, antes de tudo, ocorrer uma mudança de mentalidade. A sociedade deve receber o idoso, respeitando suas limitações e salientando as suas qualidades.





A terceira idade não deve ser encarada como um problema e sim como um espaço muito característico de nossas vidas, que deve ser entendido com objetividade.





Na sociedade moderna a terceira idade deve estar associada com felicidade, experiência e sabedoria. Estas idéias devem ser disseminadas por todos os cantos. Mas para que haja mudança do comportamento de nossa sociedade quanto à terceira idade, devem ocorrer também outras alterações como esforços para melhoria de vida de nossos idosos em todos os sentidos.





Estamos convencidos de que a ignorância é ponto chave neste processo e deve ser combatida por todos os meios, sendo responsabilidade não só das instituições governamentais, mas de todos aqueles que têm a consciência de que, valorizando nossos idosos, ganha o país e principalmente a comunidade na qual estamos inseridos.



Por HERÁCLITO NEY SUITER



20 de novembro de 2009

VAIDADE: ESPELHO, ESPELHO MEU...

O tema vaidade é, nos dias atuais, um campo aberto para uma infinitude de abordagens de interesse para homens, mulheres, para pais de adolescentes e até para idosos, pois já não diz respeito apenas aos cuidados com a pele, cabelos e músculos. Não, ela faz parte das preocupações de médicos por ter se tornado um problema que se estende à área da saúde, quando assume o estatudo de doença e uma ameaça à vida das pessoas dominadas pela obsessão de atingir um padrão de beleza que cultua a magreza extrema, ou, ainda, quando o recurso às cirurgias, lipos e implantes provocam acidentes ou morte.

O artigo, que se segue, é bem esclarecedor, por ser  escrito por uma profissional da área da psicologia, a psicóloga clínica Grace Wanderley de Barros Coelho.









"A vaidade é considerada como um dos sete pecados capitais. A vaidade tem relação com a soberba e a luxúria. Tornar-se belo para o outro. Tornar-se objeto de desejo. Embora isto possa ter algo de verdade, acredito que em nível profundo há um desejo de chamar atenção para si, como forma de ser amado.



A necessidade maior é a de amor, ainda que por caminhos ilusórios e superficiais. As pessoas muito vaidosas preocupam-se com a aparência e investem energia na manutenção de uma imagem de beleza e jovialidade. O cuidado com o corpo, o gosto pelo belo é legítimo, desde que dentro de um limite que não ultrapasse os princípios da saúde.



Pode-se, também, questionar o verdadeiro sentido do belo. A beleza tem uma ligação direta com o ser, o interior, a alma. A jovialidade é mantida por uma mente flexível, aberta, um jeito de ser leve e alegre. A sociedade ocidental estimula o orgulho, a luxúria, a vaidade, um comportamento individualista e egóico, em detrimento dos verdadeiros valores humanos.



O corpo é tratado apenas na sua função biológica. Luta-se contra o envelhecer e não se reconhece a sabedoria do tempo. Pena que as pessoas, inclusive os jovens, se deixem levar pela ilusão narcísica de uma medicina aparentemente embelezadora, muitas vezes à custa da própria vida.



Grace Wanderley de Barros Correia - Psicóloga Clínica.



                                                 

15 de novembro de 2009

Seja amigo de si mesmo







Em seu recém-lançado livro Quem Pensas Tu que Eu Sou?, o psicanalista Abrão Slavutsky reflete sobre a necessidade de conquistar o reconhecimento alheio para que possamos desenvolver nossa autoestima. Mas como sermos percebidos generosamente pelo olhar dos outros? Os ensaios que compõem o livro percorrem vários caminhos para encontrar essa resposta, em capítulos com títulos instigantes como Se o Cigarro de García Márquez Falasse, Somos Todos Estranhos ou A Crueldade é Humana. Mas já no prólogo o autor oferece a primeira pílula de sabedoria. Ele reproduz uma questão levantada e respondida pelo filósofo Sêneca: "Perguntas-me qual foi meu maior progresso? Comecei a ser amigo de mim mesmo".







Como sempre, nosso bem-estar emocional é alcançado com soluções simples, mas poucos levam isso em conta, já que a simplicidade nunca teve muito cartaz entre os que apreciam uma complicaçãozinha. Acreditando que a vida é mais rica no conflito, acabam dispensando esse pó de pirilimpimpim.





Para ser amigo de si mesmo é preciso estar atento a algumas condições do espírito. A primeira aliada da camaradagem é a humildade. Jamais seremos amigos de nós mesmos se continuarmos a interpretar o papel de Hércules ou de qualquer super-herói invencível. Encare-se no espelho e pergunte: quem eu penso que sou? E chore, porque você é fraco, erra, se engana, explode, faz bobagem. E aí enxugue as lágrimas e perdoe-se, que é o que bons amigos fazem: perdoam.





Ser amigo de si mesmo passa também pelo bom humor. Como ainda há quem não entenda que sem humor não existe chance de sobrevivência? Já martelei muito nesse assunto, então vou usar as palavras de Abrão Slavutsky: "Para atingir a verdade, é preciso superar a seriedade da certeza". É uma frase genial. O bem-humorado respeita as certezas, mas as transcende. Só assim o sujeito passa a se divertir com o imponderável da vida e a tolerar suas dificuldades.





Amigar-se consigo também passa pelo que muitos chamam de egoísmo, mas será? Se você faz algo de bom para si próprio estará automaticamente fazendo mal para os outros? Ora. Faça o bem para si e acredite: ninguém vai se chatear com isso. Negue-se a participar de coisas em que não acredita ou que simplesmente o aborrecem. Presenteie-se com boa música, bons livros e boas conversas. Não troque sua paz por encenação. Não faça nada que o desagrade só para agradar aos outros. Mas seja gentil e educado, isso reforça laços, está incluído no projeto "ser amigo de si mesmo".





Por fim, pare de pensar. É o melhor conselho que um amigo pode dar a outro: pare de fazer fantasias, sentir-se perseguido, neurotizar relações, comprar briga por besteira, maximizar pequenas chatices, estender discussões, buscar no passado as justificativas para ser do jeito que é, fazendo a linha "sou rebelde porque o mundo quis assim". Sem essa. O mundo nem estava prestando atenção em você, acorde. Salve-se dos seus traumas de infância. Quem não consegue sozinho, deve acudir-se com um terapeuta. Só não pode esquecer: sem amizade por si próprio, nunca haverá progresso possível, como bem escreveu Sêneca cerca de 2.000 anos atrás. Permanecerá enredado em suas próprias angústias e sendo nada menos que seu pior inimigo.





Autora: Martha Medeiros







14 de novembro de 2009

TEMPO DE SER FELIZ







Há coisas que nada como o tempo para resolver. Não, ele não resolve, claro, mas deixa essa impressão de que o tamanho das coisas é bem menor visto de longe. Enormes problemas hoje podem assim ser vistos de maneira diferente amanhã ou depois. Eles não são, provavelmente, menores, mas o primeiro susto já passou e podemos ser mais objetivos.





Quando estamos por demais envolvidos por nossas emoções, nosso racional se perde. Só mesmo as águas calmas depois da tempestade podem nos mostrar o quanto somos resistentes.





Mas... como nem tudo na vida é branco e nem tudo é preto, o tempo, de aliado pode passar a ser um inimigo. E se a vida fosse menos complexa teríamos mais habilidade para saber onde encontrar a diferença, a sutil diferença entre o que se deve deixar passar e o que se deve apegar.





Se algumas situações se acalmam com o passar do tempo, outras apenas se acomodam e nos dão a ilusão de que o tempo apenas está curando.





Infelicidades e insatisfações do coração não se resolvem e não se tornam menores com o tempo, elas apenas se instalam e criam raízes. Acreditamos assim com a força da nossa alma que um dia ao acordar algo terá mudado, que o amor perdido terá voltado, que a vida terá o mesmo sabor que antes ou que terá, melhor ainda, o gostinho do melhor dos nossos sonhos.





Engano!... Certas coisas precisam do toque das nossas mãos, precisam da nossa vontade e força, da nossa disposição e da nossa fé. O tempo de amanhã será o mesmo se agimos ou não, mas nós não seremos os mesmos.





Precisamos aprender a dizer "não" ao que não nos convém, ao que não nos satisfaz, ao que nos mata silenciosamente. Precisamos abrir-nos à vida e viver de maneira que amanhã olhando para trás não tenhamos tantos arrependimentos, apenas esse sentimento de auto-satisfação, esse sentir de que o tempo passou sim, mas não passou sozinho, pois tivemos a sabedoria de caminhar de mãos dadas com ele, tal qual à noiva cheia de sonhos, prometida à felicidade.



© Letícia Thompson



Obrigada a vocês todos que prestigiam Minha Aldeia na Web. É muito gratificante olhar para o Geomapa e ver as luzinhas piscando nos países onde pessoas estão visitando o nosso blog.  Emociona-me o fato de ter pessoas, em países tão longínquos, interessadas em ler as postagens. Vocês são muito especiais para mim. Tenham um excelente fim de semana. Tenham uma linda noite, de sonhos felizes e harmonia interior!







12 de novembro de 2009

Epa! Os valores estão todos invertidos mesmo!...









Pessoal, os valores estão todos invertidos mesmo! Os homens cada dia menos entendem o universo feminino. A verdade é que eles, por não levarem a serio as queixas e sugestões de suas parceiras no que diz respeito ao sexo, ficam como balas perdidas, correm pra todo lado e não "dão uma dentro."



Também essa coisa de a mulher ter ficado tanto tempo perdida e sustentada pelos tabus do sexo criou para ela um conceito de doidivana enlouquecida que nunca sabe o que quer. Nos consultórios de terapia e com as amigas, se queixam e lamuriam constantemente sobre o comportamento sexual deles. Ou seja, isso importa.



Nas entrelinhas, não conseguem se expressar com clareza para o seu homem porque tem receio de serem mal interpretadas, e cobram e choram e acusam e fazem mil maluquices, mas não dizem exatamente o que querem.  Nas matérias de jornais e revistas declaram como preferência mediante pesquisas realizadas por estes veículos de comunicação que ir às compras é mais importante que transar.



É coisa de maluco. O homem não sabe mesmo pra onde atirar. A verdade é que uma "boa pegada", para a mulher que no íntimo sabe o que quer do seu homem, vale muito mais que um carro zero, jóias, passeios no exterior, aonde os programas culturais vêm em primeiro lugar, limite do cartão de crédito liberado e coisas desse tipo.



E mais, a bem da verdade, estes são recursos que amenizam a falta do envolvimento sexual de qualidade entre os casais e que justificam a permanência em uma relação estável. Até com namorados está acontecendo estas coisas. Gente, isso é coisa de gente que já aposentou as chuteiras. Viver junto só por conveniência é golpe baixo.



Ele é bacaninha, socialmente apresentável, bom pai, responsável e coisas desse tipo. É triste dizer, mas isto vem acontecendo com freqüência. O que fazer? Dica para os dois. Em primeiro lugar serem honestos e dizerem o que está faltando de verdade e, em segundo, serem interessados no que o parceiro está sinalizando e buscar esclarecimento para melhorar a relação. Conversar sobre o problema sem acusações de uma maneira sincera e criativa ajuda bastante os casais a se reencontrarem.



Tenho visto pessoas que namoram, que são noivas, que estão juntas ou casadas mantendo relacionamentos paralelos ou traindo de qualquer maneira. Isto evidencia pra mim que as pessoas estão completamente perdidas e insatisfeitas.



Tem uma crise coletiva de insatisfação sexual por aí, e as mulheres do mundo atual estão bem mais insatisfeitas que os homens, haja vista 80% dos produtos das sex shop serem destinados a elas. O mercado sempre atende à demanda e cada dia abrem mais sex shops e assim vai. Nada contra os produtos, muito pelo contrário, sou plenamente a favor. Eles têm evitado muitas doideiras por aí!



Mas onde é que vamos parar?  As pessoas não conseguem ser felizes. Os relacionamentos estão cada dia mais fracassados, está faltando sinceridade de propósitos e de intenções. As pessoas estão se aproximando umas das outras por pura vaidade ou outros motivos do mesmo calibre. E no final é sempre a mesma coisa, o tesão que foi considerado uma grande explosão, não passou de uma fumaçinha que iludiu João e Maria e os jogou na gaiola da bruxa má chamada insatisfação.



Ninguém engordou o dedinho e nem tão pouco conseguiu voltar pra casa nesta estória e pior, muita gente saiu machucada. Vai aí mais uma dica, um trecho de um lindo poema do Tao Te king (o livro do Tao, filosofia chinesa que considera o todo como forma de ser feliz), para quem quer viver junto, com amor e prazer de verdade.



- A cada cópula do céu e da terra, atrai para ti as fontes secretas do yin e do Yang, ou, o que é o mesmo. "Quando tu e tua parceira estiverem juntos, combinai os dois fluidos sexuais e atraiam-nos para vossos corpos".



Encontrem-se, e sejam felizes!



Autora: Jussara Haddad



9 de novembro de 2009

VIAGEM PARA DENTRO DE SI







Gastamos mais, porém desfrutamos menos.

Temos casas maiores, porém famílias menores.

Temos mais compromissos, porém menos tempo.

Temos mais conhecimentos, porém menos discernimento.

Temos mais remédios, porém menos saúde.

Multiplicamos nossos bens, porém reduzimos nossos valores humanos.

Falamos muito, amamos pouco e adiamos demais.

Chegaremos à Lua, porém temos problemas para atravessar a rua e conhecer nosso vizinho.

Conquistaremos o espaço exterior, porém não o interior.

Temos dinheiro, porém menos moral.

É tempo de mais comida, porém menos vitaminas.

É tempo de liberdade, porém de menos alegrias...

Dias em que chegam dois salários em casa, porém aumentam os divórcios.

Dias de casas mais lindas, porém de lares desfeitos...

Por tudo isso, proponho que, de hoje em diante e para sempre... Você não deixe nada “para uma ocasião especial”, porque cada dia que você viver será uma ocasião especial.

A vida é uma sucessão de momentos para serem desfrutados, não apenas para sobreviver.

Use suas taças de cristal, não guarde seu melhor perfume, é bom usa-lo cada vez que sentir vontade.

Não protele nada daquilo que somaria à sua vida sorrisos e alegria.



Cada dia, hora e minuto são especiais... e você não sabe se é o último.



Autor desconhecido.

Fonte: http://br. Groups yahoo.com/group/coleciono_slide_pps









                             

6 de novembro de 2009

O momento mais importante da sua vida







"Comece um bom dia.



Logo de manhã, encha o peito de ar, sinta-se invadido pela paz.

Diga para si mesmo: Nunca me senti tão bem como hoje.

Em dia algum encontrei-me mais disposto e sadio do que neste que agora começa.

Sou feliz!



Faça assim conscientemente, com decisão.

Deixe-se envolver por esta ideia.

Ela se tornará realidade no decorrer do dia.

E agradeça a Deus por tudo.

O hoje é o momento mais importante da sua vida."





(Lourival Lopes)



4 de novembro de 2009

Faça algo por você!







Vivemos acomodados e acomodando muita coisa no nosso dia-a-dia. Mas acomodamos poucos sorrisos. Estes deixamos de lado quando alguma coisa acontece que nos contraria.





Perdemos a luta pela felicidade antes mesmo que ela comece, porque baixamos os braços e nos sentimos incapazes. Mas quem são os incapazes senão as pessoas que perderam todos os seus sonhos?





Para os fortes a desesperança é apenas uma palavra inventada para justificar a derrota antecipada dos que abandonaram a vontade de viver.





A vida é tudo isso que temos aqui, é até mesmo os problemas que nos ensinam a ficar no lugar certo de vez em quando e a vida é o tempo que nos é dado graciosamente pelo Pai para colhermos dele nosso bem.







Não acostume-se à tristeza e ao desânimo só porque te disseram que é assim. Não creia que seu destino é ser triste e que a vida é uma carga que você deve carregar de olhos baixos.





Jesus já carregou a cruz no nosso lugar e se algum fardo temos, Ele nos ajuda a carregar também. Nunca, nunca estamos sozinhos, nem mesmo quando nosso mais profundo âmago dói de tanta falta de presenças.





Temos pés, mãos, braços e temos possibilidades. O que não nos é dado, inventaremos. Namore a vida! Apaixone-se por ela, conquiste-a! Alie-se ao tempo para construir com ele algo de bom e que deixe rastros da sua passagem por aqui. Faça algo por você mesmo e seja feliz!





Fonte: Letícia Thompson







.