22 de setembro de 2009

VELHO PODE SIM!








Era caixa no Banespa. Um belo dia me chega uma professora (uma professora, vejam só) e dá uma olhada nas minhas orelhas, pigarreia e lasca lá:

- Eu também tinha dois pares de brinco na orelha, mas aos 40 anos tirei tudo. Achei que não ficava bem pra uma mulher da minha idade.

Meus 4 pares de brinco sorriem para ela.

- Pois eu comprei e paguei pelos brincos. São meus. A orelha também é. Então eu uso enquanto eu quiser, quem quiser achar feio que coma menos.

Meus brincos sorriram de novo, pedindo desculpas pelo meu mau-humor matinal.…

Meu ex-marido número 2 (talvez até por isso seja ex), quando eu tinha apenas 22 anos veio com uma conversa de que eu tinha que abandonar minhas calças jeans e usar o estilo “jovem senhora” e nem bem tive tempo de mandá-lo peidar nágua pra fazer bolinhas me deu de presente um lindo terninho de linho. Bege, ainda por cima. Ficou em cima do guarda-roupa numa caixa até não sei quando, porque um belo dia procurei e não estava mais lá.

Ora, mas com os diabos! Tenho 50 e ainda não uso estilo jovem senhora! Entenda que sinto-me ainda muito nova pra usar essas coisas. E adoro roupa colorida. Ainda por cima bege? Vê lá se eu ia me sujeitar a me fantasiar desse jeito!

Quando querem me botar em meu devido lugar e me lembram “a minha idade”, que eu deveria me comportar de acordo, etc e tal, eu só não mando ir à merda porque sou educada. Bem, nem tanto. De vez em quando eu mando. E cuidar da própria vida mando também.

Velho pode sim. Pode usar tênis All Star. Calça jeans. Quantos brincos e penduricalhos desejar. Salto alto. Maquiagem. Tintura no cabelo. Velho pode. E quer saber? Posso até usar nariz de palhaço se quiser. E ninguém tem nada com isso.


(Zailda Coirano. In Evelhecência.blogspot.com)





*

Nenhum comentário: